Quitutes, causos e afetos, o Festival da Rede da Sabedoria encerra falando das tradições alimentares do Planalto Serrano
Centro Cultural Sesc Vidal Ramos recebeu a quarta e última etapa do Festival da Rede de Sabedoria, produzido pela Maximus Produção Cultural, falando sobre cozinha cabocla.
O evento convidou diversas cozinheiras para falar sobre os modos de preparo, os alimentos e as tradições que permeam o ato de se alimentar no Planalto Serrano de Santa Catarina, uma culinária conhecida como cabocla. Segunda dona Maria de Otacílio Costa “a comida cabocla é essa comida simples que a gente fez a vida toda, que aprendi com a minha vó e faço até hoje.”
Gilson Maximo da Maximus Produção Cultural destaca a importância da realização do evento, “considerando que estamos ainda em pandemia, conseguir reunir gente para falar de cultura cabocla em suas diversas manifestações é uma vitória, ainda mais porque o festival rompeu as fronteiras de Lages e se espalhou acontecendo em Monte Carlo e Campo Belo Do Sul”. O evento contou com tradução em libras e o apoio institucional do Sesc Lages que cedeu o espaço para a realização do evento.
O Festival da Rede de Sabedoria é projeto contemplado pelo Edital Aldir Blanc SC 2021, executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.