No sábado (26/10) a Associação Cultural Matakiterani promoveu a sexta edição Pixurum – Encontro da Rede de Sabedoria, em parceria com o SESC e com o apoio da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), na biblioteca do SESC Centro Cultural, o antigo Colégio Rosa, Lages/SC. A temática do encontro foi “Causos, Lendas e Mitos Serranos”, fazendo referência às histórias que são transmitidas por meio da tradição oral e povoam o imaginário coletivo na Serra Catarinense, com as mais diversas temáticas: assombros, encantos e anedotas.
O encontro foi facilitado pela articuladora comunitária, Daniela Carneiro e contou com a presença dos Mestres: Ana Luci de Brito Borges, Bruno Antunes, e Seu Sadi, que compartilharam seus causos, dando início à uma roda de contação de histórias, na qual os presentes sentiram-se convidados a participar, criando um espaço de fruição da Cultura Popular. O evento também teve a participação de Robson Andrade, ator e técnico de cultura da Unidade do Sesc Lages, que conduziu, com muito bom humor, a última parte do evento.
Essa edição promoveu, também, o encontro do mestre artesão, Seu Sebastião, com a comunidade, expondo seu trabalho de artesanato: cestos, balaios e peneiras tramados com taquara. Além disso, o mestre também compartilhou sua técnica com os convidados. Após a roda de conversa, houve o Café com Mistura, a tradicional refeição coletiva que finaliza os encontros da rede de sabedoria e que se apoia na colaboração entre os convidados.
O que é a Rede de Sabedoria
É uma ação continuada da Matakiterani Associação Cultural surgida em 2007, sendo reconhecida pela FAPESC em 2009 no Prêmio Stmmeer de Inovação em Santa Catarina. Forma-se por uma trama de vários fios: registro da cultura, expressões artísticas e ações educacionais. Esses fios geram produtos numa perspectiva de valorização da identidade cultural regional frente ao mundo globalizado.
A partir de 2019, os encontros da rede passam a ser chamados de Pixurum, expressão local que denomina o movimento das pessoas que se reúnem por uma causa em comum. Tendo a parceria do SESC Lages e apoio da UNIPLAC, os encontros da rede pretendem valorizar a literatura oral e escrita, partindo dos saberes da sabedoria popular e formando um acervo digital do patrimônio imaterial da Serra Catarinense, para isso, todos os encontros são registrados em audiovisual e são colhidos os depoimentos dos mestres e mestras da cultura popular.
Os pixuruns se estendem até dezembro
A programação dos Encontros da Rede de Sabedoria já tem data e temática definidas até o final do ano, acontecendo sempre na segunda quinzena do mês conforme lista abaixo:
30/11 – Literatura popular da Serra Catarinense
21/12 – Tradições dos povos de terreiro
As entrevistas com os mestres e mestras que participaram dos encontros podem ser vistas na página do YouTube da Matakiterani: https://www.youtube.com/user/MatakiteraniAC
Texto: Morgana Oliveira
Fotos: Cesar de La Plata