Seu Sebastião dos balaios ministrou quatro oficinas de artesanato em diversos eventos na cidade de Lages
Na última terça-feira, dia 29/10, encerrou-se o circuito de oficinas Tranças do Saber: artesanato com fibras de taquara, patrocinada pelo Ministério da Cidadania por meio do Prêmio Culturas Populares 2018: edição Selma do Coco.
Uma das oficinas foi incluída na programação do sexto Pixurum, que ocorreu no dia 26/10 na Biblioteca do Sesc Centro Cultural Vidal Ramos, com a temática “Causos, Lendas e Mitos da Região Serrana”. Após a roda de conversa, o mestre Sebastião dos Balaios compartilhou seu conhecimento com os participantes do evento.
Por fim, o ciclo de oficinas encerrou-se no campus do IFSC de Lages, contemplando cerca de 12 pessoas. Para Seu Sebastião dos Balaios, o saldo do ciclo é positivo, pois “é raro conseguir ter uma comunicação tão direta com as pessoas e poder transmitir esses conhecimentos, além de valorizar a técnica e a sua fonte, é uma possibilidade de intercâmbio cultural que pode se transformar em uma alternativa de complementação de renda para os aprendizes, além de difundir o meu trabalho aqui na região.”
Texto: Morgana Cristina de Oliveira