Saíram Marias chama atenção para a educação ambiental


Um dos projetos da Associa√ß√£o Matakiterani, o Sa√≠ram Marias est√° promovendo no bairro Caroba em Lages a continua√ß√£o das oficinas relacionadas a projetos de artesanato e intera√ß√Ķes com as fam√≠lias daquele bairro. Inovando, esse ano, a organiza√ß√£o se deu com a aplica√ß√£o de um projeto que envolve a educa√ß√£o ambiental dos alunos com idades entre 6 e 14 anos das s√©ries iniciais do ensino fundamental. O projeto que tem carga hor√°ria de 4 hs/aula √© desenvolvido na Escola municipal de Educa√ß√£o Izidoro Marin abrangendo as turmas 1¬į, 3¬į e 4¬į ano do per√≠odo vespertino.

Brincando de reciclar  Turma 1¬ļ Ano 26 02 2014

Segundo a Articuladora Comunit√°ria Daniela Carneiro ‚ÄúEsse √© um momento em que fazemos eles repensarem suas a√ß√Ķes e interagimos falando do cuidado com o meio ambiente e a reutiliza√ß√£o de materiais como as garrafas pet para transform√°-las em outros utens√≠lios, diz. O mesmo acontece com outros materiais que podem ser reutilizados,‚ÄĚ completou Daniela.

Meninas aprendendo a fazer flores com o peti 4¬ļ ano  06 03 2014

No início foi agendado com os professores e as turmas solicitando a tarefa de cada criança levar uma garrafa peti 2l, transparente e limpa no encontro. Levando em consideração que as garrafas devem estar em bom estado de conservação.

Montagem do vaso 1¬ļ ano 12 03 2014

Na sequencia aconteceu o processo de ambienta√ß√£o incluindo a apresenta√ß√£o pela articuladora repassando o hist√≥rico sobre o Grupo de Artesanato Sa√≠ram Marias englobando a import√Ęncia da preserva√ß√£o do meio Ambiente e conscientiza√ß√£o sobre a reutiliza√ß√£o de materiais para uma sociedade mais sustent√°vel.

Montagem final dos vasos com a turma 4¬ļ ano 13 03 2014

‚ÄúElencamos o que podemos fazer para melhorar o meio ambiente. O que podemos reciclar. Mostramos alternativas de reutiliza√ß√£o de garrafas peti, exposi√ß√£o de trabalhos com peti (chaveiros, rabic√≥s e vasos de plantas)‚ÄĚ, finalizou.

Produ√ß√£o do desenho com a turma 1¬ļ ano 26 02 2014

Uma das técnicas usadas, no início é o registro em desenho. As crianças desenham nas folhas A4 e/ou papel pardo o processo de construção de um vaso de plantas, com a espécie que gostariam de plantar. Depois confeccionam o vaso. Em círculo no chão, elas cortam o fundo e o gargalo da garrafa aos quais servem para o vaso. O restante as crianças utilizaram para recorte livre.

Produ√ß√£o do desenho com processo de constru√ß√£o do vaso com o 3¬ļ ano

Garrafas peti, tesoura sem ponta para as crianças, tesoura com ponta para as monitoras, régua, caneta, marcador permanente, etiqueta, novelo de lã, furador, terra, sementes, água, folha A4, papel pardo, são os recursos utilizados nas oficinas.

Saíram Marias

A parceria entre Associa√ß√£o Matakiterani e custeado pela Caixa Econ√īmica Federal, tornou poss√≠vel o sonho de in√ļmeras pessoas, oportunizando em torno de 15 mulheres para que ocupem seu tempo, desenvolvam suas habilidades com bordados e croch√™, aprendam e dividam conhecimento. O Projeto de Revitaliza√ß√£o do Artesanato de Refer√™ncia Cultural iniciou suas atividades em 2012, as oficinas acontecem toda semana no CEIM Caroba, onde a Associa√ß√£o disponibiliza o material para confec√ß√£o de chaveiros, toalhas, almofadas e guardanapos de tecido. Na etapa de educa√ß√£o ambiental materiais recicl√°veis s√£o trazidos da casa de cada participante. O projeto tem como Coordena√ß√£o Geral a Articuladora Comunit√°ria Daniela Carneiro, tem como Gestores Adilson Freitas e Gilson M√°ximo de Oliveira.

 

Deixe um coment√°rio

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *