O Ritual da Recomendação das Almas 2


por Grillo Seco

Definimos a recomenda como um evento marginal de caráter popular que acontece nas noites que por vezes adentrando as madrugadas das quartas e sextas-feiras da Coresma, (Quaresma) sua pratica é realizado com mais afinco na semana santa, pois sua realização é quase obrigação.

Seu objetivo √© chegar √†s casas, e lugares sagrados e encaminhar os mortos e as almas que andam no mundo para o descanso eterno. Parado na frente da casa, em volta do lugar sagrado, √© tocada a matraca em seguida √© usado da voz como ferramenta para o canto, s√£o entoadas ora√ß√Ķes cantadas e as respectivas almas das casas visitas s√£o recomendas.

Em uma noite normal é visitada no mínimo cinco casas, e um lugar sagrado, é onde se inicia ou se encerra a recomenda. Esse lugar pode ser uma Capela, Pouso de São João Maria e o Cemitério, ele na contagem da recomenda tem valor de duas casas visitadas.

O p√ļblico participante √© variado agregando todas as idades, os mais antigos s√£o respons√°veis em conduzir e determinar as ora√ß√Ķes e a escolha das casas a serem visitadas. √Č impl√≠cita nos participantes a f√© e a maneira que se utilizam deste rito para comungar com aquilo que eles consideram como sagrado, construindo um ato de penitencia, f√© e perpetua√ß√£o de uma tradi√ß√£o.


Deixe um coment√°rio

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 pensamentos em “O Ritual da Recomenda√ß√£o das Almas

  • Anonymous

    Na minha cidade existia a encomenda das almas, mas como os cidad√£os mais antigos, advindos da √°rea rural, faleceram, a manifesta√ß√£o acabou. Gostaria de resgatar essa cren√ßa, juntamente como os descendentes dos antigos rezadores. Por√©m, como as ora√ß√Ķes cantadas dificilmente eram entendidas por quem estava longe, fica complicado. Algu√©m tem as letras das ora√ß√Ķes ?