O Ritual da Recomendação das Almas

por Grillo Seco

Definimos a recomenda como um evento marginal de caráter popular que acontece nas noites que por vezes adentrando as madrugadas das quartas e sextas-feiras da Coresma, (Quaresma) sua pratica é realizado com mais afinco na semana santa, pois sua realização é quase obrigação.

Seu objetivo é chegar às casas, e lugares sagrados e encaminhar os mortos e as almas que andam no mundo para o descanso eterno. Parado na frente da casa, em volta do lugar sagrado, é tocada a matraca em seguida é usado da voz como ferramenta para o canto, são entoadas orações cantadas e as respectivas almas das casas visitas são recomendas.

Em uma noite normal é visitada no mínimo cinco casas, e um lugar sagrado, é onde se inicia ou se encerra a recomenda. Esse lugar pode ser uma Capela, Pouso de São João Maria e o Cemitério, ele na contagem da recomenda tem valor de duas casas visitadas.

O público participante é variado agregando todas as idades, os mais antigos são responsáveis em conduzir e determinar as orações e a escolha das casas a serem visitadas. É implícita nos participantes a fé e a maneira que se utilizam deste rito para comungar com aquilo que eles consideram como sagrado, construindo um ato de penitencia, fé e perpetuação de uma tradição.

2 comentários em “O Ritual da Recomendação das Almas

  1. Haroldo Andrade Mathias

    Eu também gostaria de receber as letras dessas orações e cantigas.

  2. Anonymous

    Na minha cidade existia a encomenda das almas, mas como os cidadãos mais antigos, advindos da área rural, faleceram, a manifestação acabou. Gostaria de resgatar essa crença, juntamente como os descendentes dos antigos rezadores. Porém, como as orações cantadas dificilmente eram entendidas por quem estava longe, fica complicado. Alguém tem as letras das orações ?

Comente