Mostra de Cinema Infantil Itinerante – Sessão Lages

        No dia 18 de maio no Auditório do CDL a Mostra de Cinema Infantil Itinerante realizou a etapa Lages. Com parceria do Ponto de Cultura – Cultura no Rumo de São João Maria, da Matakiterani Associação Cultural, CineClube Calibre12, CDL Lages e Secretaria Municipal de Educação, a sessão teve público de 120 crianças entre 07 a 12 anos da Escola de Educação Básica Izidoro Marin do Bairro Caroba, sede das atividades do Ponto de Cultura.

 

        Para apresentar os filmes e realizar um debate informal com as crianças estavam presentes Luiza Lins, Coordenadora da Mostra e Reno Caramori da Cinemateca Catarinense e do Conselho Nacional dos Cineclubes. Como diferencial da etapa Lages, foram exibidos antes da sessão oficial dois filmes contemplados no edital Griô na Escola e na TV, a obra O que é Macumba, e a Dança do Urubu, da Matakiterani Associação Cultural, que  inclusive foi gravado nas dependências da Escola Izidoro Marin e contou com participação especial de algumas crianças que estavam na platéia.

 

        Depois da sessão aconteceu um debate entre os exibidores e os Pontos de Cultura de Lages, o Museu Histórico Thiago de Castro, o Movimento Negro Obatalá, o Grupo de Teatro Menestrel Faz-Dô, o CTG Anita Garibaldi, a Matakiterani Associação Cultural, e o Centro Cultural Egon Frey de Fraiburgo, além de duas representantes da Secretaria Municipal de Educação. Luiza Lins falou da sua experiência em realizar a Mostra de Cinema Infantil e debateu sobre a produção, distribuição e acesso as obras cinematográficas para crianças no Brasil. No final do debate, cada entidade recebeu a caixa comemorativa dos 10 anos de Mostra de Cinema Infantil para exibição gratuita em suas comunidades.     

 

Comente