TEIA Catarina


Logo-TEIA-Catarina-2015-Web

O Largo da Alfândega de Florianópolis será o palco da diversidade cultural catarinense nos dias 29, 30 e 31 de janeiro, período em que será realizada, no local, a “TEIA Catarina”.

A TEIA Catarina 2015 consolida o Programa Cultura Viva em Santa Catarina, que passou de 18 Pontos de Cultura conveniados diretamente com o Ministério da Cultura no início do programa, em 2004, para 60 projetos em 2008, quando o governo catarinense passou a participar da gestão e financiamento das ações. O objetivo do programa é a ampliação de atividades culturais nas comunidades para fortalecer a diversidade cultural. A iniciativa obteve tanto sucesso que se transformou em política pública de Estado em 2014, com a criação da Política Nacional de Cultura Viva (Lei nº 13.018). Em Santa Catarina também tramita um projeto de Lei similar ao nacional, o Projeto de Lei nº 143/2014.

Os Pontos de Cultura estão presentes em todo o Brasil, constituindo um movimento social para além da institucionalidade dos convênios, como uma comissão nacional que se organiza pela rede, em reuniões e nas TEIAS, como são chamados os encontros presencias que reúnem mostras artísticas e fóruns de debates. É neste cenário que o tema da TEIA catarinense se justifica: Conexões Sustentáveis.

Grupo Arreda Boi – Pontos Catarina – Música

O evento servirá como um grande fórum, em praça pública, para debater os rumos do programa e a sustentabilidade dos projetos. Tudo embalado com muita cor, dança e música de artistas e produtores de todas as partes do estado de Santa Catarina, em um local de acesso livre no centro da capital catarinense.

“A TEIA Catarina é a apresentação pública das manifestações artísticas vinculadas aos Pontos de Cultura”, explica Carol Freitas, da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), coordenadora do programa no Estado. “A TEIA servirá como uma grande vitrine da representatividade e diversidade cultural do Estado”, completa a gestora.

O encontro está sendo organizado pelos gestores da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), a empresa Favorita – Gestão de Eventos, e a Rede Cultura Viva de Santa Catarina. “A TEIA Catarina é fruto do funcionamento da própria rede catarinense dos Pontos de Cultura. O evento foi construído de uma forma colaborativa e participativa” declarou Sérgio Melere, da Rede Cultura Viva de Santa Catarina.

A TEIA contará com a apresentação de grupos de dança, teatro e música de vários estilos, gêneros e etnias. Além dos espetáculos, o evento terá exposição fotográfica, mostra audiovisual e stands para a exibição de produtos desenvolvidos pelos Pontos de Cultura.

Feira de Alimentos organicos – Pontos Catarina – Stand

A programação completa do evento pode ser conferida AQUI ou no blog coletivo da Rede Cultura Viva de Santa Catarina (http://pontos.cultura.sc). Durante o evento, os próprios Pontos de Cultura realizarão uma Cobertura Colaborativa. O conteúdo poderá ser acessado no blog e nas mídias sociais através da hashtag #TEIAcatarina.

Texto e fotos: Agência Ganesha

Comente