Arauc√°ria


A araucária ou pinheiro brasileiro é a árvore que produz o pinhão, vamos a ela:

A Arauc√°ria (Arauc√°ria angustif√≥lia) √© uma √°rvore reconhecida por sua beleza, fun√ß√£o ecol√≥gica e por sua utilidade para o homem. √Č uma √°rvore de grande porte que pode atingir at√© 50m de altura e com um tronco de at√© 8,5m de circunfer√™ncia. Ela se destaca das outras esp√©cies brasileiras por seu formato original, sua copa em formato de c√°lice que caracteriza as paisagens do sul. De sua flor, a Pinha, √© extra√≠do o pinh√£o, um importante alimento de animais que integram a fauna da regi√£o e muito utilizado tamb√©m na gastronomia local. Esp√©cie resistente que tolera o frio, geadas e at√© pequenos inc√™ndios em raz√£o da sua grossa casca.
A Arauc√°ria pertence √† fam√≠lia das Araucari√°ceas e tamb√©m √© conhecida como pinheiro brasileiro, pinheiro Caiov√°, pinheiro das Miss√Ķes, pinheiro S√£o Jos√© e Pinho. Tem origem na Am√©rica do Sul, onde j√° cobriu boa parte dos territ√≥rios de Santa Catarina, Paran√°, Rio Grande do Sul, S√£o Paulo, Minas Gerais e Esp√≠rito Santo.
Apesar de suas qualidades a esp√©cie quase foi extinta, pois foi muito desmatada para utiliza√ß√£o de sua madeira constru√ß√Ķes e outros fins.

Fonte do texto: http://www.festadopinhao.com/pinhao.php

Deixe um coment√°rio

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *