Projeto do Capelão de Recomendação das Almas Moisés de Oliveira de Campo Belo do Sul, do registro fonográfico e lançamento de álbum de rezas cantadas dos grupos de Recomendação das Almas de Santa Catarina. O projeto foi financiado pelo Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2022, do Governo de Santa Catarina por meio da Fundação Catarinense de Cultura.

Recomendação das Almas

A recomendação ou recomenda de almas é um ritual caboclo da cultura de tradição oral, que acontece nas noites que por vezes adentram as madrugadas das quartas e sextas-feiras da quaresma. Seu objetivo é aliviar as dores dos necessitados, e encaminhar as almas que andam pelo mundo. Ela é uma espécie de procissão, uma penitência onde seus praticantes vão de casa em casa, os do lado de fora, entoando rezas cantadas, os de dentro rezando. Ela percorre pontos ou locais sempre em número ímpar, sejam casas, ou sítios sagrados, capelas, grutas, pousos do Monge Profeta São João Maria ou cemitérios, onde sempre o ritual termina. A recomenda obedece a dinâmica própria de cada comunidade, grupo e Capelão, criando uma pluralidade nas maneiras de fazer e na organização comunitária.

Seu Moisés Oliveira – proponente

É Capelão do grupo de Recomendação das Almas de Campo Belo do Sul, onde foram realizados dois encontros brasileiros dessa prática em 2010 e 2011, em parceria com a Associação Cultural Matakiterani. Com o passar dos anos se formou uma rede de recomendadores e recomendadoras de alma, em municípios do planalto catarinense, ou de outras regiões, mas que possuem moradores oriundos desse território. Isso se dá por ser uma prática da cultura cabocla, população que ocupa os sertões catarinenses e possui uma identidade sócio cultural com elementos em comum, uma deles a crença no Monge Profeta São João Maria, personagem mística ligada a Guerra do Contestado e segundo a tradição oral, quem ensinou a recomendação das almas.

Equipe do projeto

Morgana Cristina de Oliveira – Designer gráfica e social media

Ana Paula da Silva – Produtora e diretora musical

André Magalhães – Captação e masterização do álbum

Gilson Maximo – Produção e articulação comunitária

Adilson Freitas – Registro audiovisual e fotográfico

Dos resultados

O projeto gerou três resultados já disponíveis para o público:

01 álbum com 16 rezas cantadas

01 minidocumentário sobre o processo de gravação

01 pasta na nuvem de todo o material registrado

Caso haja interesse no acesso ao mateiral entre em contato pelo e-mail: matakiterani@matakiterani.org