Da Beira ao Centro – Vídeos no ar

Ação de contrapartida social, os vídeos com as intervenções cênicas do projeto estão disponíveis no Youtube

Estão no ar desde ontem (22/11) os vídeos de registro das intervenções cênicas do projeto Da Beira ao Centro – Literatura e Invenção, proposto pela Matakiterani com a execução do ator e bonequeiro Adilson Freitas. A proposta investigou a literatura regional de Guido Wilmar Sassi materializada em formas animadas de diferentes técnicas.

O resultado da experimentação pôde ser conferido pelos transeuntes da Praça João Costa, os alunos da Escola Municipal de Educação Básica Izidoro Marin, da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e da Adevips (Associação dos Deficientes Visuais do Planalto Serrano), quando Adilson Freitas, sob a direção de Maria Fernandes, o apoio do músico Evandro Souza e o registro do videomaker Luis Tutu, apresentou a intevenção cênica concebida pelo cruzamento das técnicas cênicas de formas animadas e as palavras daquele que é um dos principais autores locais, o escritor Guido Wilmar Sassi.

As apresentações na Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e na Adevips (Associação dos Deficientes Visuais do Planalto Serrano), foram ações de contrapartida social da proposta. Por se tratar de um trabalho de pesquisa, o projeto não se propôs a finalizar uma obra artística, ao contrário, teve a intenção de abrir o diálogo a e reflexão acerca da importante obra de Sassi, em especial, seu olhar sobre o ciclo de exploração da araucária e suas consequências econômicas, sociais e ambientais que até hoje perduram na sociedade local.

Findado o projeto, as intervenções artísticas e o workshop concebidos passarão a figurar no repertório de atividades da Matakiterani, com possibilidade replicação. Além disso algumas das técnicas pesquisadas irão gerar um novo trabalho artístico da companhia, para difusão da literatura e das formas animadas.   

O projeto Da Beira ao Centro foi contemplado pelo Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Culura 2021, do Governo de Santa Catarina por meio da Fundação Catarinense de Cultura.

Os vídeos podem ser conferidos abaixo: