Encantados estreia no Sesc Lages

No próximo sábado (18/06) às 20 horas, estreia o monológo escrito e encenado pelo ator Gilson Maximo, com a direção de Lourival Andrade.

No próximo sábado (18/06) às 20 horas, estreia o espetáculo Encantados no Sesc Lages. Monológo escrito e encenado pelo ator Gilson Maximo, com a direção de Lourival Andrade, o trabalho conta a história de Nório, Nório é um homem que percorre o Sertão profundo. Seu espaço é um reduto onde ele vive no meio de muita gente, os vivos, os mortos e os Encantados.

Esse é o primeiro trabalho solo de Gilson Maximo, que também assina o texto, ator e articulador cultural catarinense que trabalha há 21 anos com manifestações da tradição oral dos Sertões de Santa Catarina junto da Matakiterani Associação Cultural.

O espetáculo conta a história de Nório um homem cujos relatos e ações transitam por meio de uma memória difusa entre a realidade e o inventado, sobre personagens envolvidas na Guerra do Contestado, uma das maiores insurgências populares brasileiras, que dizimou mais de 20 mil caboclos e caboclas no Planalto Serrano de Santa Catarina no início do Século XX. Tais personagens são segundo Nório, os Encantados que habitam aquele Sertão. São também definidas pelo historiador especializado no tema, Paulo Pinheiro Machado, como as “lideranças de reza” do conflito.

A direção é de Lourival Andrade, diretor da Trapiá Cia Teatral, de Caicó/RN, que assinou recentemente a direção de O menino pássaro (2022), Chico Jararaca (2018) e P’s (2015), espetáculo que participou do Circuito Palco Giratório do Sesc em 2018. A direção musical é da cantora, compositora, musicista e pesquisadora catarinense Ana Paula da Silva, vencedora como melhor cantora regional no Prêmio da Música Brasileira em 201. O cenário, adereços e figurino são da atriz, arquiteta e cenógrafa Morgana de Oliveira, primeira egressa da Universidade Estadual de Santa Catarina a ter se formado defendendo um trabalho de conclusão de curso sobre cenografia na faculdade de Arquitetura. As rezas cantadas presentes em cena foram registradas dos grupos de Recomendação das Almas dos municípios de Campo Belo do Sul, São José do Cerrito e do território do Taquaruçu, este último, cenário de um dos maiores massacres da Guerra do Contestado, a destruição da cidade Santa de São Bom Jesus do Taquaruçu promovido pelo exército brasileiro.

A apresentação terá entrada franca e como ação de acessibilidade a possibilidade de tradução simultânea em libras, caso não haja demanda para a tradução, ela pode não se realizada. A indicação etária é de 12 anos.

Encantados do Contestado é um projeto contemplado no Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, promovido pela Fundação Catarinense de Cultura e Governo de Santa Catarina.

Serviço:

  • O que: estreia do espetáculo Encantados
  • Onde: Teatro de Sesc Lages, Avenida Dom Pedro II, 1693, Lages/SC
  • Hora: 20 horas
  • Indicação etária: 12 anos
  • Entrada franca
  • Tradução simultânea em libras.