Festa Cabocla retorna depois de 02 anos

Tradicional Festa do Grupo Renascença Cabocla volta a acontecer depois do pico da Pandemia de Covid-19

A Festa Cabocla é uma celebração da cultura tradicional promovida pelo grupo Renascença  Cabocla, criado e formado por famílias remanescentes da Guerra do Contestado no território do Taquaraçu. Em 2022 chegou a sua 19ª edição, após dois anos de paralisação em virtude da pandemia de Covid-19. Aconteceu no dia 27/08 no Recanto Caboclo na Linha Moraes em Monte Carlo, que fica na propriedade de Alzira Prates, coordenadora do grupo, que é comandado pelo Capelã de Recomendação das Almas, Ezanir Prates.

A programação da festa de 2022 contou com a presença da Cia Circo-Iris de Canelinha, com o espetáculo Pequeno Circo de Variedades, uma ação de contrapartida social do projeto Circo Encantado de São Sebastião, apoiado pela Matakiterani Associação Cultural. Teve também a procissão de rezas cantadas, o acendimento da fogueira e apresentações artísticas do grupo Renascença Cabocla e convidados. Toda a comida e bebida da festa foi servida sem custo, graças a articulação comunitária do grupo e da doação dos participantes.

Segundo Alzira Prates “a fogueira representa a celebração da cultura cabocla, na luta e na prática das suas tradições”, pois um dos objetivos do grupo é recuperar e preservar as tradições do povo caboclo. Uma dessas ações é a casa de bioconstrução cabocla, que está sendo construída com apoio da Associação de Agroecologia da Serra Catarinense utilizando materiais a disposição na natureza e recuperando técnicas ancestrais de construção.