Registro fonográfico do ritual da Recomendação das Almas está disponível com distribuição gratuita
No dia 23 de março o Capelão de Recomendação das Almas Moisés de Oliveira em parceria com a Associação Cultural Matakiterani e o Grupo Renascença Cabocla, lança o oficialmente o álbum resultado do projeto Acordai Irmão das Almas – registro fonográfico da recomendação das almas. Gravado na Quaresma de 2023, ele apresenta 16 rezas cantadas de 08 grupos devotos dessa prática na região do planalto do Santa Catarina. Além do álbum, será exibido um primeirto corte de um minidocumentário sobre o processo de registro realizado no projeto.
A recomendação das almas
A recomendação ou recomenda de almas é um ritual caboclo da cultura de tradição oral, que acontece nas noites que por vezes adentram as madrugadas das quartas e sextas-feiras da quaresma. Seu objetivo é aliviar as dores dos necessitados, e encaminhar as almas que andam pelo mundo. Ela é uma espécie de procissão, uma penitência onde seus praticantes vão de casa em casa, os do lado de fora, entoando rezas cantadas, os de dentro rezando. Ela percorre pontos ou locais sempre em número ímpar, sejam casas, ou sítios sagrados, capelas, grutas, pousos do Monge Profeta São João Maria ou cemitérios, onde sempre o ritual termina. A recomenda obedece a dinâmica própria de cada comunidade, grupo e Capelão, criando uma pluralidade nas maneiras de fazer e na organização comunitária.
Distribuição gratuita
O álbum e o minidocumentário estão disponíveis no Youtube e também com distribuição gratuita pelo WhatsApp. O material bruto do registro também pode ser acessado para finalidades de pesquisa ou uso artístico, mediante o contato prévio com a Associação Cultural Matakiterani. As demais informações do projeto estão disponíveis por meio desse link.
Serviço:
Lançamento álbum projeto Acordai Irmão das Almas
Data: 23/03/2024
Hora: 19 horas
Local: Recanto caboclo, Linha Moraes, Monte Carlo/SC
Entrada franca
O projeto Acordai Irmão das Almas – registro fonográfico da recomendação das almas é financiado pelo edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2022, do Governo de Santa Catarina por meio da Fundação Catarinense de Cultura.