Matakiterani com apoio do Fórum de Regional de Economia Solidária do Planalto Serrano aprova projeto junto ao Governo de Santa Catarina

O projeto Fortalecimento à economia solidária na Serra Catarinense foi contemplado com 100 mil reais no edital da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável.

A Associação Cultural Matakiterani foi uma das instituições contempladas no Edital de chamamento público para o desenvolvimento da comercialização dos produtos da economia solidária, lançado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Governo de Santa Catarina.

O objeto da proposta é o fortalecimento da economia solidária da Serra Catarinense por meio de atividades de articulação, fomento, diagnóstico, formação e comercialização de produtos, estimulando a criação de um ambiente favorável à consolidação dessa política na região do Planalto Serrano.

Ao todo serão 07 metas a serem atingidas em 01 ano de trabalho, onde estão contempladas ações estruturantes de fomento à produção e comercialização de produtos e serviços dos empreendimentos e pessoas que compõe a cadeia produtiva da economia solidária nos 18 municípios da região da Amures (Associação dos Municípios da Serra Catarinense).

O projeto compreende a elaboração de 01 diagnóstico situacional nos 18 municípios do Planalto Serrano, a promoção de 04 cursos com temas relacionados com à comercialização de produtos, a publicação de 01 cartilha de educação popular em economia solidária, a descentralização de  10 reuniões do Fórum Regional de Economia Solidária, a realização de 02 feiras regionais de comercialização, com atividades culturais, gastronômicas e formativas a criação de 01 plataforma virtual de e-commerce e finalmente o assessoramento técnico e/ou consultoria para o desenvolvimento de espaços de comercialização dos produtos da economia solidária.

A previsão é do início das atividades ainda em 2022, assim que findar a tramitação burocrática da proposta no governo de Santa Catarina.

Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone e WhastApp 49 998056967 ou pelo e-mail matakiterani@matakiterani.org.