Oficina Cozinha Cabocla é realizada em Ponte Alta do Norte

Iniciativa de Janice Fritz REch teve apoio da Matakiterani

Bolo de colhada, moranga na cal, caldo de moranga e bijajica. Essas foram as receitas escolhidas pela educadora e agricultora familiar Janice Fritz Rech para compartilhar com as merendeiras da rede municipal de ensino no município de Ponte Alte do Norte/SC, no projeto Cozinha Cabocla – culinária tradicional do Planalto Serrano, durante toda a sexta-feira (25/02).

Natural do Rio Grande do Sul, morando há décadas em Santa Catarina, Janice explicou que essas receitas foram aprendidas por meio da oralidade e convívio com mulheres do Planalto Serrano que foram lhe ensinando a feitura dos alimentos. Segundo ela, o objetivo de realizar a oficina teórico-prática foi difundir e preservar receitas da culinária tradicional cabocla, identidade cultural pela qual pode ser definida grande parte da população que ocupa essa região do estado.

A atividade foi oferecida gratuitamente no Centro da Terceira Idade e teve o apoio da Prefeitura de Ponte Alta do Norte. Foram atendidas todas as merendeiras das escolas municipais, que puderam trocar receitas e formas de preparo desses pratos, finalizando o dia com uma mesa posta e um também tradicional “café com mistura”.

Cozinha Cabocla – culinária tradicional do Planalto Serrano é projeto contemplado pelo Edital Aldir Blanc SC 2021, executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.