Projeto Da Beira ao Centro em desenvolvimento

Iniciativa de pesquisa em literatura propõe experimentação a partir da obra De Guido Wilmar Sassi.

A Matakiterani vem desenvolvendo ao longo de 2022 o projeto Da Beira ao Centro – Literatura e Invenção, que tem por objetivo desenvolver uma pesquisa da literatura regional de Guido Wilmar Sassi com formas animadas – bonecos, máscaras, objetos, sombras – recriando personagens da obra do autor, capturando suas intenções e ideias, investigando como podem dialogar com a cidade e espaços públicos.

Esse diálogo se dará por meio de intervenções cênicas, performances artísticas em diferentes lugares, cujo público são os espectadores que estão momentaneamente no local, tendo como contrapartida social a criação e execução de um guia de leitura sobre a obra do autor, em escola de rede pública de ensino e organização da sociedade civil que atende deficientes visuais no município de Lages. Por fim haverá o lançamento dos vídeos das intervenções artísticas no canal de YouTube da organização.

A equipe de trabalho é multidiscplinar, conta com o ator e bonequeiro e contador de histórias Adilson Freitas, um dos fundadores da Matakiterani, a orientação da pesquisadora de formas animadas Maysa Carvalho, atualmente residindo em Brasília/DF, a atriz e bonequeira lageana Maria Fernandes na direção das intervenções cênicas, com o músico Evandro e o videomaker Luis Tutu, ambos também de Lages.

O projeto foi contemplado pelo Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Culura 2021, do Governo de Santa Catarina por meio da Fundação Catarinense de Cultura.