Projeto Que Terreiro é Esse – Comida de Santo realiza live

Encontro marca o lançamento do registro audiovisual do projeto que realizou 12 visitas nas escolas de Lages.

No dia 19/12 às 20 horas será lançado o registro audiovisual do Projeto Que Terreiro é Esse – Comida se Santo, por meio de uma live com transmissão ao vivo no Youtube. O projeto realizou 12 encontros vivenciais sobre as comidas de santo do panteão de Orixás da tradição da Nações de Batuque dos Orixás, cada encontro coordenado por um Babalorixá ou uma Yalorixá de diferentes terreiros do município de Lages/SC, numa experiência vivencial estudantes do ensino fundamental II das escolas da rede municipal de ensino de Lages.

Sobre o projeto Que Terreiro é Esse

Que Terreiro é Esse! é uma ação da Rede de Sabedoria, iniciativa criada pela Matakiterani Associação Cultural, que articula diferentes atores da cultura comunitária e de tradição oral da Mesorregião Serrana, em especial: os recomendadores de alma, ritual de rezas cantadas que ocorre no período da Quaresma; Os joaninos, definição dada por Tânia Welter (2007), aos devotos e praticantes das tradições ligadas a São João Maria e; Os povos de terreiro do município de Lages, formados por terreiros e casas de Batuque dos Orixás, Umbanda, Quimbanda e Cambomblé.

No primeiro projeto, foi produzido o documentário Que Terreiro é Esse! (2017), disponível no YouTube. No ano de 2019 foi lançada a cartilha de Mapeamento dos Povos de Terreiro de Lages e em 2021 a websérie contando histórias de seis sacerdotes e sacerdotisas dos Terreiros de Lages, este último realizado durante a pandemia de Covid-19.

Todas as propostas fazem parte de um grande escopo que atua no sentido de apresentar para um público maior e leigo no tema, as tradições culturais e religiosas dos Povos de Terreiro, combatendo mitos e preconceitos arraigados na sociedade local, que ficaram mais evidentes ante o período político vivido pelo Brasil nos últimos anos.

Registro audiovisual

O processo de feitura dos pratos nos terreiros e a apresentação das fotos desses pratos pelos sacerdotes e sacerdotisas nas escolas foi registrado em vídeo, gerando um audiovisdual que será exibido pela primeira vez na live do dia 19/12. O encontro online terá a presença de integrantes da equipe do projeto e lideranças dos Povos de Terreiro, Em seguida, o registro audiovisual fica disponível na página da Matakiterani junto de outros vídeos sobre o tema.

Esse é um projeto de produção e difusão em Culturas Populares e Diversidades, apoiado pelo Edital Elisabete Anderle – Edição 2021, executado com recursos do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinese de Cultura.

Serviço:

  • O que: live de lançamento do regsitro audiovisual do projeto Que Terreiro é Esse – Comida de Santo
  • Onde: canal de Youtube da Matakiterani (link abaixo)
  • Hora: 20 horas