Cia Mútua apresenta espetáculo Contestados em Lages

Sessões são gratuitas e abertas ao público. A programação também prevê ação de intercâmbio com grupo de teatro local

O Município de Lages recebe o espetáculo Contestados da Cia Mútua, de Itajaí-SC, no dia 06 de abril. Serão realizadas duas sessões: às 15h para público escolar a partir de 12 anos, e às 19h para público geral. As apresentações acontecem no Teatro de Bolso do Sesc Lages (Av. Dom Pedro II, 1693 – Bairro Universitário). Interessados devem retirar os ingressos no local no dia da apresentação. A programação, gratuita e acessível em libras, foi contemplada na Lei Aldir Blanc, por meio da Fundação Catarinense de Cultura. O projeto também vai circular por Joaçaba (dia 07) e Chapecó (dia 08).

O espetáculo Contestados apresenta um recorte sobre a Guerra do Contestado, conflito de terras ocorrido no início do século 20, envolvendo os estados de Santa Catarina e Paraná, além do Exército Brasileiro, a empresa norte-americana Brazil Railway e a população local. A peça utiliza a técnica da figura plana para contar uma história genuinamente catarinense.

Em cena, duas atrizes utilizam 100 quilos de terra crua que, espalhada sobre uma mesa, sustenta figuras, cenários e adereços. O elemento terra compõe a geografia da história que vai sendo narrada, convertendo-se em planícies e vales, mas sobretudo sendo o grande símbolo dramatúrgico da obra: o conflito por terras. A sonoplastia, também original, tem base nos instrumentos e melodias caboclas.

INTERCÂMBIO

Além das apresentações, haverá um momento de intercâmbio, que será uma troca de saberes, trabalhos e pesquisas entre os integrantes da Cia Mútua e os grupos de teatro convidados de cada cidade da circulação. O intuito é trocar conhecimentos e experiências na relação de cada um destes artistas com a história da Guerra do Contestado. Esta ação será aberta para o público em geral, que poderá interagir com os artistas através de perguntas e comentários.

Em Lages, o intercâmbio será realizado com o Grupo Matakiterani com o tema “Encantados do Contestado”. O bate-papo também ocorre no dia 06 de abril, às 20h, no Teatro de Bolso do Sesc.

CIA MÚTUA

Reconhecida por suas produções em teatro de animação, a Cia Mútua já circulou por 19 estados brasileiros, Argentina, Chile e França, apresentando-se em importantes festivais nacionais e internacionais. Seus espetáculos mais conhecidos, A Caixa e Um Príncipe Chamado Exupéry, foram contemplados com prêmios de excelência no teatro de animação. Pesquisadora desta linguagem desde 2002, a Mútua aposta, a cada montagem, em uma técnica de animação diferente.

Mais informações: https://www.ciamutua.com.br/

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Dia 06 de abril | Lages| Teatro de Bolso do Sesc

15h – Espetáculo Contestados (público escolar)

19h – Espetáculo Contestados (público em geral)

20h – Intercâmbio com o Grupo Matakiterani – Tema: “Encantados do Contestado”

Dia 07 de abril | Joaçaba| Auditório da EEB Gov. Celso Ramos

15h – Espetáculo Contestados (público escolar)

19h – Espetáculo Contestados (público em geral)

20h -Intercâmbio com o Grupo Tejo – Tema: “Trajetória do espetáculo A Guerra do Contestado pelo grupo Tejo”

Dia 08 de abril | Chapecó | Nossa Maloca

15h – Espetáculo Contestados (público escolar)

19h – Espetáculo Contestados (público em geral)

20h – Intercâmbio com Cia Contacausos – Tema: “São João Maria e o Contestado”