Evento de culinária tradicional acontecerá em Lages/SC

O projeto Comida da Gente, patrocinado pelo Edital Lei Aldir Blanc SC 2021, levará ingredientes tradicionais da culinária do Planalto Catarinese em receitas inovadoras para adolescentes da rede pública de ensino

Nessa sexta-feira, dia 08 de abril, o cozinheiro Brian Silva de Liz, vai conduzir 04 aulas-show de culinária para adolescentes na EEB Vidal Ramos Júnior. Serão quatro ingredientes locais – e, portanto, quatro receitas diferentes – ensinadas e degustadas pelo público, que poderá ter contato com os ingredientes in natura, bem como com a sua história e o contexto de sua produção no Planalto Catarinense, tendo contato com questões como agroecologia, produção sustentável, extrativismo e soberania alimentar.

Os alimentos abordados serão: queijo serrano, arroz de sequeiro, pinhão e feijão crioulo; em receitas simples e de fácil reprodução, incentivando os adolescentes à cozinhar seus próprios alimentos. Um grande diferencial do evento – segundo o cozinheiro e proponente do projeto, Brian de Liz – é seu caráter vivencial, tornando uma experiência acessível para a maior parte do público, uma vez que o ato que cozinhar é uma atividade essencialmente sensorial. E, para facilitar ainda mais o acesso do público ao evento, todas as quatro etapas terão tradução simultânea em LIBRAS.

O projeto Comida da Gente só é possível por meio do patrocínio do Edital da Lei Aldir Blanc em Santa Catarina, que vêm apoiando e viabilizando que diversos agentes culturais desenvolvam suas ações em suas comunidades.