Os encantados continuam no meio do povo!

Projeto contemplado pelo Edital Elisabete Anderle 2020 apresenta contação de histórias viviencial

É a vivência griô “Sertão Encantado”, que acontece do dia 21 ao dia 23 de junho, na EMEB Izidoro Marin e na Adevips. A iniciativa é uma contrapartida do projeto “Encantados do Contestado”, contemplado pelo Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2020, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.

Quem adentra o Sertão Encantado é o ator e griô aprendiz de histórias, Gilson Maximo; que facilita uma vivência da pedagogia griô cujo tema gerador são as encantadas e encantados dos sertões do Planalto Serrano onde ocorreu a Guerra do Contestado.

Contação de histórias vivencial

É uma outra forma de narração, que mescla as histórias aprendidas a partir do projeto de pesquisa Encantados do Contestado com a vivência da Pedagogia Griô, num processo dialógico de construção de saberes. Esse diálogo é mediado pela tradição oral brasileira por meio de danças, cantigas e brincadeiras. Ao final da contação de histórias os participantes são estimulados a materilizar os seus saberes por meio da produção partilhada, seja em desenho, canção, texto, poema ou mesmo encenação. Este projeto tem financiamento do Governo do Estado de Santa Catarina e Fundação Catarinense de Cultura por meio do Edital Elisabete Anderle de Incentivo à Cultura – edição 2020.

Acompanhe a agenda das ações

EMEB Izidoro Marin

Quando: 21/06, às 10h45 e 11h30 e 22/06 às 08h45
Local: EMEB Izidoro Marin
Público: alunos do ensino fundamental I

Associação Lageana de Deficientes Visuais (Adevips)

Quando: Dia 23/04, às 16h30
Local: Centro Cultural Vidal Ramos
Público: alunos da Adevips