Assombros circulam o extremo-oeste catarinense

Espetáculo de contação de causos circulam 10 cidades entre 01 a 05 de agosto

A Matakiterani grupo de teatro e contação de histórias de Lages, na Serra Catarinense, irá realizar uma temporada de apresentações por 10 municípios do Extremo-Oeste de Santa Catarina no início de agosto, como parte do Programa de Integração e Descentralização da Cultura, realizado pelo Governo de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura e apoio das prefeituras dos municípios beneficiados.

O trabalho em circulação é o espetáculo de contação de causos Assombros, causos e outros encontros, apresentado pelos atores Adilson Freitas e Gilson Maximo. O trabalho irá circular pelos municípios de Guaraciaba, Campo Erê, Saltinho, Palma Sola, Princesa, Guarujá do Sul, São José do Cedro, Anchieta, Romelândia e Dionísio Cerqueira. As apresentações são todas com entrada franca e a indicação etária é de 12 anos.

Sobre o espetáculo

Os contadores de causos pedem licença aos assombros para narrar causos do encontro entre o homem e o Sem Nome, o Coisa Ruim, o Pé Redondo, o Djanho, em diferentes formas e circunstâncias, tendo como fio condutor a figura do gaiteiro. As histórias foram ouvidas dos mais velhos na região da Serra Catarinense e fazem parte do processo de pesquisa e valorização da tradição oral promovida pela Matakiterani.

O espetáculo estreou em 2015, foi apresentado nos estados do Amazonas e da Bahia em 2019 pelo Circuito Arte da Palavra e em 2021 circulou em 03 cidades do Meio Oeste de Santa Catarina pelo Projeto Palco Baú de Histórias, ambas ações do Sesc.

O Programa de Integração e Descentralização da Cultura

O programa Integração e Descentralização da Cultura é realizado pelo Governo de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura e selecionou 60 grupos artísticos catarinenses de música, teatro, dança e circo, 10 grupos de cada uma das seis mesorregiões do estado. As apresentações acontecem em territórios diferentes da origem de cada grupo, iniciaram em maio de 2022 e estenderão até o final do ano, sempre com parceria das prefeituras locais e entrada franca.

Serviço

Circulação Assombros, causos e outros encontros

Indicação etária 12 anos

Entrada franca

Informações, telefone ou WhatsApp: 49 98898 6994 (Marcos)

Datas, horários e locais

DataHorárioCidadeLocal
01/0815hGuaraciabaAuditório salão de múltiplo Alfredo Ames
01/0819hCampo ErêCentro de eventos e cultura Eugenio Bernart
02/0809hSaltinhoPavilhão comunitário
02/0815hPalma SolaCasa dos idosos
03/0815hPrincesaPavilhão comunitário
03/0819hGuarujá do SulAuditório da  Escola Estadual Elza Mancellos de Moura
04/0810hSão José do CedroCentro Municipal de Educação Girassol – Cemeg (auditório)
04/0819hAnchietaCentro de convivência dos idosos
05/0814hRomelândiaSalão de múltiplo uso Neusi Bugs
05/0819hDionísio CerqueiraAuditório municipal