Audiência Pública – Financiamento da Cultura em Santa Catarina

A Federação Catarinense de Teatro (Fecate) convoca que todas as iniciativas filiadas realizem mobilizações junto aos seus pares e a outras pessoas e iniciativas do ecossistema cultural catarinense com vistas à participação do maior número de pessoas na Audiência Pública que será realizada no dia 16/04, no Plenarinho da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, com foco na discussão do financiamento público da cultura no Estado de Santa Catarina.

A cultura é um setor produtivo que movimenta 2,6% do PIB e apresentou 70% de crescimento nos últimos dez anos. Além de um setor econômico e produtivo viável, profissionalizado e em expansão, o acesso à cultura também é direito previsto em constituição.
A cultura em Santa Catarina necessita de atenção. A criação de políticas públicas que possam dinamizar os métodos de produção e fruição do que aqui é produzido precisam ser instituídos e qualificados. O Sistema Estadual de Financiamento da Cultura é pauta urgente de toda a classe.

Nosso setor carece de indicadores, de financiamento e ações por parte do estado que possam posicioná-lo em toda a sociedade com o respeito e atuação que merece por se tratar de uma atividade essencial para a vida humana e campo científico do conhecimento. Dados da Organização das Nações Unidas declararam, em 2011, que o investimento em cultura e lazer geram economia em saúde pública: a cada US$ 2 investidos serão US$ 6 economizados a longo prazo.

A audiência pública é fruto de articulação da Federação Catarinense de Teatro e outras entidades junto à Comissão de Educação, Cultura e Desporto, presidida pela deputada estadual Luciane Carminatti.

Mobilize sua cidade e região e nos informe quantas pessoas irão. Nosso intuito é lotar o Plenarinho para demonstrar – além dos números – que nosso estado possui iniciativas na área, organizadas e produzindo. O desenvolvimento de nosso setor depende de nossa representação nesse momento. Contamos com a participação de todas e todos.

A audiência também será transmitida ao vivo pelos canais oficiais da Alesc e da deputada Luciane Carminatti. A Fecate estará representada na mesa de autoridades por Qiah Salla, presidente da entidade.

Audiência Pública na Assembleia Legislativa de Santa Catarina
Tema: Financiamento Público da Cultura
Quando: Terça-feira, 16 de abrilHorário: 19h
Local: Plenarinho da Assembleia Legislativa (Palácio Barriga Verde – R. Dr. Jorge Luz Fontes, 310 – Centro, Florianópolis – SC, 88020-900)

Informações: WhatsApp e Telefone (47)9 9958-3768