Circulação de Espetáculos da Matakiterani: celebração do repertório da companhia levará apresentações a sete cidades da serra catarinense

A iniciativa contará, ainda, com 30 ações de formação de plateia e tradução simultânea em Libras.

Durante o mês de outubro (de 02 até 31/10) a Funarte, órgão vinculado ao Ministério da Cidadania, realizará o circuito “Circulação de Espetáculos Matakiterani”, executado pela Maximus Produções Culturais, com o apoio de parceiros locais, tais como Sesc, Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) e as prefeituras dos municípios que acolherão a iniciativa: São José do Cerrito, São Joaquim, Urupema, Correia Pinto, Rio Rufino, Urubici e Lages. O circuito contará com os espetáculos Lambe-Lambe do Grillo, Causos da Serra, O Moço que Contava Histórias e Assombros, Causos e Outros Encontros.

A ação pretende atender à comunidade serrana com 40 apresentações, em cidades fora do eixo dos circuitos tradicionais de artes cênicas, com o intuito de celebrar alguns dos espetáculos produzidos nas duas décadas de atividade da Associação. Todas as sessões têm a entrada franca. Além disso, os espetáculos possuem tradução simultânea em Libras e contarão com uma ação de formação de plateia, no formato de roda de conversa, após o término de cada sessão, com a exceção do Lambe-Lambe do Grillo, que consiste em uma intervenção em área aberta, trazendo histórias na linguagem do teatro de bonecos dentro de caixas, para um espectador por vez. A programação completa estará disponível nas mídias sociais da Associação Cultural Matakiterani (Facebook: /matakiteranisc; Instagram: @matakiteraniac).

Os espetáculos:

A Matakiterani selecionou um repertório diverso para se comunicar com todas as idades e públicos. As datas e locais das sessões estarão disponíveis nas mídias sociais da companhia.

Lambe-Lambe do Grillo (10h00):

Três espetáculos de teatro de bonecos em miniatura, que acontecem dentro de caixas, e recebem um espectador por sessão, convidando-o para conhecer os causos:  A Burra, o Piá Véio e o Hómi du Céu, Bar Baridade e o Boi Carambola.

Causos da Serra (13h30)

Uma montoeira de histórias verídicas e venéricas, acontecidas para as bandas da Serra. Grillo Seco e Testa de Lampião, são dois contadores de causos que cantam, versam e narram, mostrando as facetas do jeito de ser caboclo.

O Moço que Contava Histórias (16h00)

Um moço, no espaço vazio, divide com o público suas histórias e uma canção. São fábulas contemporâneas, nas quais os animais expressam comportamentos humanos, em busca de sua identidade e seu lugar no mundo.

Assombros, Causos e Outros Encontros (19h30)

O espetáculo pede licença aos assombros para narrar causos do encontro entre o homem e o Sem Nome, o Coisa Ruim, o Pé Redondo, Tibinga, ou o Djanho. As narrativas foram ouvidas dos mais velhos e tratam sobre o “Hómi que aluitô com o Djanho”, “Portão de ferro”, “Baile no inferno” e a “Mulisóme”. Espetáculo recomendado para maiores de 12 anos.

Programação:

02 e 04/10: São José do Cerrito

09/10: São Joaquim

11/10: Urupema

16 e 18/10: Correia Pinto

23/10: Rio Rufino

25/10: Urubici

30 e 31/10: Lages

Texto: Morgana Oliveira

Foto: Cesar de La Plata