CineClube Calibre12 e Ponto de Cultura Obatalá e a Consciência Negra

O CineClube Calibre12 em parceria com o Ponto de Cultura Obatalá – Movimento Negro de Lages realizam no dia 01 e 02 de dezembro na Centro Cívico Cruz e Sousa, 04 sessoões de cinema em homenagem ao dia da Consciência Negra comemorado no dia 20 de novembro.

Serão duas sessões verpertinas às 14 horas para os alunos da Escola Maria Quitéria, apresentando o filme "Besouro" e duas sessões noturnas às 20 horas exibindo o longa "Cafundó". As sessões são abertas a comunidade e tem entrada franca.

Abaixo as informações dos filmes exibidos;

 

  Besouro é o nome do maior capoeirista de todos os tempos. Um menino que, ao se identificar com o inseto que desafia as leis da Física, desafia ele mesmo as leis cruéis do preconceito e da opressão. Um mito, um super-herói. O filme Besouro, que conta a sua história, é um épico em que fantasia e registro histórico se misturam no cenário deslumbrante do Recôncavo Baiano dos anos 20. Inspirado em fatos reais, Besouro será um filme de aventura, paixão, misticismo e coragem sobre este personagem real que se tornou lenda.

 

Serviço:
O que: Sessão de Cinema
Filme: Besouro
Hora: 14h00min
Onde: Centro Cívico Cruz e Sousa
Endereço: Praça Siqueira Campos, 20 Centro, Lages / SC
Entrada Franca
Classificação Etária: 12 anos

 

 

 

 

 

Cafundó é inspirado em um personagem real saído das senzalas do século XIX. Um tropeiro, ex-escravo, deslumbrado com o mundo em transformação e desesperado para viver nele. Este choque leva-o ao fundo do poço. Derrotado, ele se abandona nos braços da inspiração, alucina-se, ilumina-se, é capaz de ver Deus. Uma visão em que se misturam a magia de suas raízes negras com a glória da civilização judaico-cristã. Sua missão é ajudar o próximo. Ele se crê capaz de curar, e acaba curando. O triunfo da loucura da fé. Sua morte, nos anos 40, transforma-o numa das lendas que formou a alma brasileira e, até hoje, nas lojas de produtos religiosos, encontramos sua imagem, O Preto Velho João de Camargo.

 

 
Serviço:
O que: Sessão de Cinema
Filme: Cafundó
Hora: 20h00min
Onde: Centro Cívico Cruz e Sousa
Endereço: Praça Siqueira Campos, 20 Centro, Lages / SC
Entrada Franca
Classificação Etária: 15 anos
 

Comente