Araucária II

Como fiz no caso do pinhão vão agora informações empíricas sobre o pinheiro brasileiro, a araucária. Até porque, é uma árvore muito pouco estudada no Brasil, atualmente os melhores trabalhos sobre essa espécie são oriundos do Paraná.
Em primeiro lugar um registro histórico: Brasília foi construída com madeira de Lages. Grande parte da madeira usada na construção da capital federal foi retirada dos Campos de Cima da Serra, na época de grande exploração do pinheiro da região ou o ciclo da madeira.
Pouca gente fala da diferenciação entre o pinheiro macho e a fêmea. A araucária amplamente conhecida e fotografada, aquela do formato de cálice, é a fêmea. Ela é maior, mais frondosa e produz a pinha e o pinhão. O macho é menor tem um formato triangular e gera o estróbilo ou o popular “pito”. A reprodução conta com a ajuda do vento que age como polinizador.
A araucária está presente na mata atlântica em todo o litoral brasileiro. Por razões de tipo de solo e temperatura ele não produz ou produz pouco pinhão em outras regiões e produz em áreas de serra, com destaque para a Serra Catarinense. Na outra postagem havia a foto de uma araucária fêmea e nesta postagem de uma araucária macho e jovem.

1 comentário em “Araucária II

  1. Sérgio Luiz Detoni

    Ótima informação! Achamos que toda araucária tem formato de candelabro e não sabíamos que existia em dois gêneros! Obrigado!

Comente